23ª Fenearte abre as portas para o público e reforça compromisso com artesãos
Feira segue até dia 16 de julho com programação cultural
Começou nesta quarta-feira (5), a 23ª edição da Fenearte, que neste ano traz o tema “Loiceiros de Pernambuco - Arte da terra, poesia das mãos”, para homenagear os artistas que desenvolvem utilitários de louça, como as conhecidas “panelas de barro”, bastante presentes no imaginário brasileiro.
Mais que uma feira de artesanato, a Fenearte é uma ferramenta de reconhecimento dos artistas, como a Mestra Leu, do município de Altinho, que, neste ano, expõe pela primeira vez as suas peças. Ela está com seu estande montado na Alameda dos Mestres, o primeiro corredor da feira, dando as boas-vindas aos visitantes, recebidos com encantamento pela variedade de peças, materiais e talentos alí dispostos.
A governadora Raquel Lyra estava presente na abertura da Fenearte e lembrou o compromisso do estado com os artesãos.
A Fenearte se estende ainda por outros 21 corredores, que ocupam o térreo do Centro de Convenções de Pernambuco. Vidro, couro, madeira e tecido são algumas das matérias-primas dos produtos à venda. Além disso, há espaço para momentos contemplativos com as exposições em cartaz, e também para apreciar a arte da gastronomia, com chefes produzindo receitas ao vivo.
Mesmo após duas décadas de história, ainda há inovação. Este é o primeiro ano em que a feira transborda seus corredores e se conecta com outros polos culturais do Recife e Olinda. A proposta, que recebeu o nome Circuito Fenearte, interliga esses pontos e busca colocar o evento como porta para o turismo local.
Mais informações sobre a programação, que segue até o dia 16 de julho, estão disponíveis no site: fenearte.pe.gov.br