Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Eleições 2024: Urnas terão nova voz para auxiliar pessoas cegas ou com baixa visão

por Assessoria publicado 08/04/2024 07h09, última modificação 08/04/2024 07h09

Foto: Reprodução - Via TSE

Os modelos de urnas eletrônicas utilizados no primeiro e segundo turno, dias 6 e 27 de outubro, já estarão com a inovação.

Para promover mais inclusão e auxiliar pessoas com deficiência visual, nessas eleições municipais deste ano, as urnas eletrônicas terão uma voz sintetizada como recurso de acessibilidade.

A voz que vai ajudar na votação para prefeitos e vereadores é batizada como Letícia, da cantora Sara Bentes, de Volta Redonda–RJ, que nasceu com deficiência visual. Os modelos de urnas eletrônicas utilizados no primeiro e segundo turno, dias 6 e 27 de outubro, serão equipados com a inovação.

A voz dará as instruções básicas, informará o cargo que está em votação a cada momento, os números digitados e o nome do candidato escolhido.

Essa atualização atende a sugestão da Organização Nacional de Cegos do Brasil, feita em outubro de 2022 à Seção de Voto Informatizado do TSE.

Em nota, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), relata que ao entrar na seção eleitoral e se identificar “a pessoa deve comunicar a deficiência visual à equipe de mesárias e mesários, que habilitará a urna e entregará fones de ouvido para uso durante a permanência na cabine eleitoral.”

A voz tem um toque mais humano, natural e inteligível, para melhorar o processo dos votantes.

A corte eleitoral acredita que a inovação tecnológica será um “avanço” na comparação com as urnas utilizadas de 2000 a 2018, na qual era comunicado o cargo em votação e os números das candidaturas, mas ainda não informavam o nome dos concorrentes.”

Adicionar Comentário

YouTube X_logo Instagram_logo